quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Quem tem que pagar INSS?

Veja, neste vídeo, quem tem que pagar e como funcionam estas contribuições!



3 comentários:

  1. Bom dia Professor

    Não sei se é o procedimento normal mas estou entrando em contato para uma observação sua a respeito de uma matéria do SESCAP/Londrina: "MEI deve ficar atento às regras da aposentadoria", a qual recorreu-lhe para falar da legislação que se aplica.
    O MEI somente poderá se aposentar por idade com o benefício de um salário mínimo, entretanto ..."há uma exceção à regra para aquele MEI que exerce outra atividade paralela que também contribui com a Previdência Social".
    Dessa forma o MEI além de exercer sua atividade nessa condição contribuindo ao INSS deve exercer uma outra atividade simultaneamente também contribuindo ao INSS para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição?
    Não poderá somente exercer sua atividade na condição de MEI e, além da contribuição devida, contribuir com a diferença dos 15% para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição?
    Agradeço sua atenção.
    Carlos Augusto da Silva
    Ribeirão Preto, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos! Existem estas duas situações, sim: a que você falou (do MEI "puro", que deve complementar as contribuições para se aposentar por tempo de contribuição), e também o MEI que, paralelamente, tem outra atividade. Muito comum, por exemplo, a pessoa ter um emprego (CTPS assinada) e, paralelamente, exercer uma atividade como MEI. Neste segundo caso, ele se aposenta por tempo de contribuição, sem contudo usar as contribuições feitas como MEI: serão considerados unicamente os salários recebidos como empregado.

      Excluir
    2. Boa tarde

      Não estava interpretando a legislação de forma correta e sua resposta veio sanar as dúvidas. Parabéns pelos conhecimentos sendo ainda bem jovem.

      Att.

      Carlos Augusto da Silva

      Excluir