quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como funciona o PIB?

Quando perguntamos aos conhecedores do assunto o que é o PIB, alguns cretinos respondem que é o Produto Interno Bruto. Fico com vontade de dar uma PIBada em quem diz isso... Outros dão a definição clássica de que “PIB é a soma dos bens e serviços produzidos no país em um determinado período”.

Mas isso ainda não é tão claro... Então, meu amigo Moisés Ribeiro me contou uma definição bacana que ele aprendeu sobre o PIB, e eu vou tentar reproduzi-la aqui:

João e José são dois amigos que precisam de dinheiro. João vai ao fundo de sua casa, colhe alguns limões e prepara 10 copos de limonada. José vai ao fundo de sua casa, colhe laranjas e, a exemplo de seu amigo, prepara 10 copos de laranjada. Eles acondicionam sua produção em isopores e saem para comercializar sucos naturais de laranja e limão, cobrando um real por copo de suco vendido.

José, mais precavido, sai com uma moeda de um real no bolso, para alguma emergência. E esta emergência logo acontece: sob o sol escaldante ele sente sede, e usa o dinheiro para comprar um copo de limonada de João. Sacia a sede, mas fica sem dinheiro. Em seguida, quem sente sede é João, que agora tem um real (da limonada vendida para José). Ele não pensa duas vezes: usa o dinheiro para comprar um copo de suco de laranja vendido por José, e mata sua sede, voltando a ficar sem dinheiro. José, por sua vez, volta a ter um real. Mas, o sol está forte e José usa, mais uma vez, seu dinheiro para comprar um copo de limonada de João... Este usa este mesmo dinheiro para comprar mais um copo de laranjada vendida por José, e assim o dia prossegue. Ao final do dia, José comprou e bebeu os 10 copos de laranjada vendidos por João, que por sua vez comprou e bebeu os 10 copos de limonada vendidos por José. Ambos estão com a sede saciada, ambos venderam toda sua produção. João volta para casa sem nenhum dinheiro, e José retorna com a mesma moeda de um real que pegou antes de sair. Porém, eles produziram e comercializaram 20 copos de suco, equivalentes a 20 reais. Portanto, o PIB produzido por eles foi de R$ 20,00!

Legal, não é mesmo? Isso é o PIB...

Um comentário: